O futuro do Varejo não está no Varejo. Quão impressionado você ficaria ao saber que na apresentação dos resultados de 2021 o Walmart Global, a maior varejista do mundo, disse com todas as letras que seu principal vetor de crescimento nos próximos anos não será no varejo?
O Walmart não está sozinho nesse discurso. Juntam-se a ele Amazon, Target, Alibaba, Sonae, Magalu, Mercado Livre, entre muitos outros. Esse é um movimento que está sendo ensaiado e estruturado por todos os grandes varejistas globais há pelo menos 10 anos, mas que tem ganhado força nos últimos cinco e que foi ainda mais acelerado pela pandemia.
O core business do varejo sempre foi comprar e vender bem, conhecer o cliente e ter acesso a ele (antigamente por meio das lojas e hoje também pelos canais digitais). A visão atual dos varejistas é que é preciso explorar esses ativos construídos para ganhar espaço além do seu mercado tradicional.
Nessa divulgação de resultados que mencionei, o Walmart expôs amplamente que sua estratégia de crescimento será usar as suas mais de 5.200 lojas nos Estados Unidos, seus canais digitais e seu alcance para alavancar negócios para fora do varejo em áreas como publicidade, serviços, saúde, financeiro, logística, tecnologia, entre outras.
O atual ecossistema (abaixo) que foi criado pela empresa dá a dimensão dessa movimentação e ambição da empresa. Definitivamente não podemos mais dizer que o Walmart é apenas um varejista. Ele se tornou muito mais do que isso.
Uma das grandes apostas da empresa é na área da saúde. Ela já atua no segmento há anos por meio das suas mini clínicas dentro das lojas que processam/vendem mais de 400 milhões de receitas médicas ao ano. Em 2020 o Walmart deu mais um passo e inaugurou os Walmart Heath Centers em diversas cidades. São clínicas médicas completas (algumas separadas da loja) que oferecem consultas médicas, odontologia, optometria, exames, raio-x, imunização, etc.
Talvez uma das inspirações para a construção desse ecossistema seja a Amazon, que desde sua fundação desenvolve uma robusta plataforma de tecnologia, serviços e infraestrutura que inicialmente foi concebida para uso próprio, mas com o passar dos anos passou a ser utilizada principalmente como fonte de receita por meio da prestação de serviços para terceiros.
Fonte:
https://mercadoeconsumo.com.br/18/03/2022/destaque-do-dia/o-futuro-do-varejo-nao-esta-no-varejo/