Food is the new fashion. Os shoppings estão em transformação e a alimentação será uma ancoragem cada vez mais importante. Nos shoppings administrados pela Multiplan, por exemplo, a alimentação foi o setor com maior crescimento nos últimos 10 anos, de 4 pontos percentuais, passando a representar 12,9% de ABL (área bruta locável), atrás apenas de serviços, com 25,1%.
Um dos motivos para tal crescimento é que, cada vez mais, os shoppings deixam de ser apenas um centro de compras para se tornar um centro de convivência. A evolução do mix do modelo e do negócio foi tema do painel comandado por Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, no terceiro e último dia do Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo. “A alimentação é cada vez mais uma ancoragem dos shoppings, que começam a ver que o ‘food is the new fashion’”, diz Marinho.
Trabalhar os espaços nos shoppings como centro de entretenimento dentro dos shoppings faz parte da estratégia de expansão da SouthRock Capital, holding que opera no Brasil as marcas Starbucks, TGI Friday´s, Subway e Brazil Airports Restaurant.
“Os shoppings são muito importantes na nossa estratégia. Criamos espaços de convivência para fornecer experiência e relacionamento com os consumidores”, afirma Sérgio Barbi, head de Expansão e Desenvolvimento de Lojas da SouthRock.
Prova disso é que no plano de expansão da Starbucks, iniciado há um ano e meio, a rede vai abrir sua primeira loja no Nordeste em um shopping center, o Shopping da Bahia.
Outra marca que está começando sua expansão no Brasil dentro de shoppings é a TGI Fridays, rede de restaurantes com a proposta de ser ambiente aconchegante e animado. “A TGI Fridays tem característica de entretenimento dentro dos shoppings. Fizemos uma adaptação pela cultura do brasileiro nos shoppings. É incrível como a alimentação tem uma perspectiva muito mais ampla do que a própria comida. Queremos o cliente dentro da loja por mais tempo, tendo motivos para consumir”, explica.
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