As vendas em shopping centers registraram uma alta de 13,5% em setembro quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Dados do ICVS-Abrasce (Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers — Monitoramento de Mercado Abrasce) mostram que, em relação ao desempenho do mesmo mês no período pré-pandemia (setembro de 2019), o aumento nas vendas foi de 7,9%, constituindo-se na quinta elevação consecutiva nessa métrica. No ano, o setor acumula recuperação de 28% sobre igual intervalo de 2021.
Do ponto de vista regional, as localidades que apresentaram resultados acima da média nacional no mês, em relação a setembro de 2021, foram: Sul (14,6%), Sudeste (13,9%) e Nordeste (13,9%). As regiões Centro-Oeste e Norte apresentaram alta de 11% e 7,7%, respectivamente.
Segundo a Abrasce, mesmo com um cenário macroeconômico caracterizado pelas pressões adicionais da Selic no mercado de crédito, o tíquete médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 123,30 em setembro. Nas lojas de rua, o valor médio das compras foi de R$ 87,22.
Outro destaque para o mês, aponta a Abrasce, foi o aumento no número de frequentadores dos empreendimentos. O fluxo de pessoas, segundo dados do Ipec e Mais Fluxo, cresceu 17,4% em relação ao mesmo período de 2021.
Fonte: