A Aliansce Sonae, uma das principais administradoras de shopping do Brasil, foi selecionada para compor 18º carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Segundo nota da empresa, a conquista de 2023 representa um reconhecimento às práticas ESG implementadas ao longo dos últimos anos. A companhia foi a única da indústria de shopping dentre as participantes.
Desde a criação, em 2005, o ISE ganhou a função de respaldar para os investidores quais empresas estão adotando práticas ESG. O objetivo é apontar, também, um meio de escolher que papéis serão negociados com base em boas práticas de governança e sustentabilidade.
O CEO da Aliansce, Rafael Sales, destacou o compromisso de todos da companhia com a sustentabilidade dos negócios e com o bem-estar das pessoas. “Nos enxergamos como uma plataforma potente de fomento ao desenvolvimento das regiões onde estamos presentes com nossos shoppings, buscando a constante geração de valor para a sociedade, clientes, parceiros, lojistas e colaboradores, além dos nossos acionistas”, completa.
Avaliação CDP
Além de ser base para investimentos socialmente responsáveis, o ISE também se destaca como indutor de melhores práticas empresarias visando a sustentabilidade. Atualmente, a carteira da B3 conta com ações de 70 companhias, de 15 segmentos, e leva como base a pontuação no Carbon Disclousure Project (CDP). O CDP, organismo que atua em nome de 680 investidores signatários com U$ 130 trilhões ativos, busca entender como as organizações gerenciam suas exposições ao risco climático.
Em 2021, a Aliansce Sonae foi a primeira empresa do setor de shopping a reportar resultados ao CDP no Brasil. Na época, a empresa passou da classificação F para C, o que aponta consciência dos impactos de mudança do clima significam para o negócio. No ano passado, a companhia recebeu o reconhecimento B-, que indica evidências de gestão de impactos ambientais.
A nota alcançada pela companhia é maior que a média regional da América do Sul, sendo de C. Além disso, é maior do que a média do setor de propriedade e desenvolvimento imobiliário, que também é C.
Ações de Impacto
A companhia adotou ao Pacto Global da ONU e foi uma das primeiras empresas do setor a estabelecer compromissos e metas. Na parte ambiental, a empresa está engajada com a gestão mais eficiente de água, resíduos urbanos e energia.
Entre os exemplos, 100% dos shoppings administrados pela Aliansce Sonae alcançaram o uso de energia renovável. A meta é chegar ao uso integral de energia elétrica renovável em 2030, atingindo a neutralidade de carbono em 2040. Acerca da gestão de resíduos sólidos urbanos, o grupo prevê destinar à reciclagem 65% dos materiais recicláveis gerados pelos empreendimentos nos próximos 8 anos.
Na parte social, em 2022 a Aliansce Sonae realizou mais de mil iniciativas. Uma das principais foi o “Leitura para Todos”, que estimula a leitura e distribuiu 300 mil livros para crianças em situação de vulnerabilidade.