No centro de São Bernardo do Campo (SP), o Shopping Metrópole desenvolve um programa interno de reciclagem de resíduos sólidos há mais de 10 anos, tendo reaproveitado cerca de 700 mil quilos de material reciclável, um montante que representa cerca de 98% do total gerado por lojistas e clientes até setembro de 2023.
Como um espaço dedicado ao convívio das pessoas com acesso a prestadores dos mais diversos tipos de serviços, o Shopping gera uma série de resíduos diariamente e conta com diferentes pontos de coleta, seja no interior das lojas ou nos seus corredores. Para haver sucesso ao programa de reciclagem, é feito um trabalho de conscientização dos lojistas vislumbrando a própria separação entre resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos, além do operacional do shopping, responsável pela separação dos resíduos das áreas comuns, da praça de alimentação e de áreas técnicas, como o refeitório dos lojistas.
Do total de materiais reciclados em 2023, grande parte é composta por resíduos orgânicos, cerca de 43%, os quais são separados e vão para a compostagem, e na sequência, papelão, representando 16% do total do montante. Os demais itens recicláveis correspondem a materiais como plásticos, vidros, papéis e rejeitos, que também são reaproveitados e transformados em Combustível Derivado de Resíduo (CDR), que podem ser destinados para a alimentação de fornos industriais.
O programa de reciclagem do shopping oferece uma série de benefícios ao empreendimento e à população em geral. Além de contribuir para redução do impacto ambiental, a reciclagem possibilita a origem de novos empregos, promove a conscientização ambiental entre lojistas e visitantes, cumpre requisitos regulatórios e estimula a economia circular. Esta prática sustentável já poupou mais de oito mil árvores e aproximadamente 3 milhões de litros de água, demonstrando o compromisso do Shopping Metrópole com a preservação do meio ambiente, gerando impactos positivos para todo o entorno – hoje, inclusive, emprega cerca de 6 funcionários diretamente.
Valéria Biasi, superintendente do Shopping Metrópole, ressalta a importância desta prática sustentável para o empreendimento, principalmente a busca pela conquista do selo Aterro Zero e o reforço pela consciência ambiental entre lojistas e consumidores. “Temos muito orgulho do programa que construímos e queremos reforçar nossa atuação em frentes de sustentabilidade, que geram empregos, respeitam o meio ambiente e trazem consciência ambiental para a população”, afirma Valéria.
Fonte: abcdoabc.com.br