No último fim de semana, o Governo do Estado da Paraíba anunciou um marco significativo para o Aeroporto João Suassuna, localizado em Campina Grande, ao revelar o notável aumento no número de passageiros durante o mês de agosto de 2023, em comparação com os seis terminais do Nordeste sob a administração da Aena Brasil.
Conforme dados divulgados pela concessionária, que supervisiona também os aeroportos do Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE), o movimento de viajantes em Campina Grande registrou um impressionante crescimento de 139% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No total, 27 mil passageiros escolheram o Aeroporto da Rainha da Borborema, como ponto de partida ou chegada, seja para explorar os encantos turísticos da região ou para conduzir negócios na terra paraibana.
Além disso, o terminal de Campina Grande experimentou um notável aumento de 73,6% na movimentação de carga, que é importada e exportada para diversas localidades do estado, ficando atrás apenas do Aeroporto de Maceió (AL), que observou um crescimento de 116,1% em agosto.
Em termos de tráfego aéreo, o Aeroporto João Suassuna registrou um total de 445 chegadas e partidas no mês de agosto passado, em comparação com 256 no mesmo período de 2022, refletindo um crescimento expressivo de 73,8% nas operações de pousos e decolagens.
A Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, atribui esses resultados positivos na movimentação aérea do estado às estratégias de promoção do Destino Paraíba em nível nacional, bem como à parceria estreita estabelecida com a Azul Linhas Aéreas. Essas conquistas não só impulsionaram o setor turístico, mas também contribuirão para futuros investimentos na gestão estadual.
“Com a iniciativa da Azul em transformar o aeroporto João Suassuna num mini hub regional, mais pessoas estão vindo para o nosso estado e essa procura será importante para a captação de eventos para o Centro de Convenções de Campina Grande, que está em obras e será finalizada em breve”, destacou.
O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), reforçou a intensa participação da Paraíba nas feiras e a capacitação dos agentes de viagens como agente disseminador das belezas do estado. “Os Fampress têm gerado bons frutos na divulgação de destinos como o Brejo e o Cariri paraibanos e atraído turistas de todo o País”, lembrou.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande e Interior da Paraíba (Sindcampina), Divaildo Júnior, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado por incentivar esse aumento do fluxo aéreo. “Hoje, Campina Grande tem um aeroporto moderno e, o mais importante, com movimentação e fluxo de passageiros, essencial para a prospecção de novos negócios e incremento da atividade econômica da cidade”, comemorou.