No cenário dinâmico do consumo moderno, a busca por entender o comportamento do consumidor é uma jornada constante. A WGSN, renomada consultoria de tendências, lançou recentemente o relatório “Consumidor do Futuro”, destacando quatro perfis dos consumidores no ano de 2025.
1. Neo-niilistas
O comportamento Neo-niilista é alimentado pelas crescentes ansiedades relacionadas à inflação, às mudanças climáticas e à falta de soluções efetivas por parte dos governos e instituições. Surpreendentemente, mais da metade dos jovens entre 16 e 25 anos se sentem sobrecarregados, impotentes e culpados diante das mudanças climáticas, impactando negativamente suas vidas cotidianas.
Diante disso, encontraram sua própria maneira de lidar com essas situações, retraindo-se e desprendendo-se de preocupações excessivas.Para os neo-niilistas, abandonar responsabilidades tornou-se uma fonte de felicidade. Ao se libertarem das imposições sociais, eles optam por viver segundo suas próprias regras, definindo suas próprias métricas de sucesso e felicidade.
2. Redutores
Os redutores estão em busca de conexões genuínas e comunidades reais em um mundo cada vez mais digital. Depois de se acostumarem com a conveniência digital e o distanciamento social durante a pandemia, esse grupo está determinado a reduzir seu tempo de exposição às telas e reconstruir laços humanos. Valorizam o tangível em detrimento do virtual.
Guiados por seus valores, os redutores são extremamente conscientes de seu impacto no mundo. Eles preferem empresas e marcas que sejam sustentáveis, éticas e que tratem seus funcionários de maneira justa. Sua forte sensação de comunidade os leva a priorizar a gentileza e a integridade. Se virem algo errado, farão o que é certo e esperam o mesmo dos outros.
3. Protetores do Tempo
Uma evolução dos Construtores de Memórias de 2024, os Protetores do Tempo estão decididos a investir seu recurso mais precioso em experiências que enriqueçam suas vidas. A pandemia e o surgimento das redes sociais os fizeram perceber a importância do tempo. Eles resistem às pressões das redes sociais, optando por investir seu tempo em atividades que acrescentem valor ao seu mundo, como rituais diários e experiências significativas. Valorizam a qualidade em detrimento da quantidade, buscando memórias duradouras em vez de bens materiais.
4. Pioneiros
Os pioneiros são inovadores, disruptores e criadores de oportunidades que prosperam em meio às mudanças e às novas ideias. Enquanto outros grupos trabalham para ajustar seu impacto no mundo, os pioneiros estão empenhados em transformá-lo radicalmente. São visionários que constroem novos mundos, desde cidades inteligentes mais eficientes até espaços metaversos mais seguros. Os Pioneiros são líderes, impulsionados pela necessidade de fazer a diferença. Correm riscos, buscam inspiração e vivem com um pé no mundo físico e outro no digital.
Fonte: www.wgsn.com